Cachoeiras em Brotas, SP

O turismo em Brotas, SP começou pelas cachoeiras.

Apesar disso, esse potencial hídrico nunca havia sido mapeado nem explorado como atividade turística.

Na verdade, para a agricultura, uma cachoeira chegava até a desvalorizar as terras, com significativa perda das áreas para cultivo causada pelo seu relevo.

Com a expansão do ecoturismo as cachoeiras receberam infraestrutura de acesso, segurança, lazer e serviços para os visitantes.

As fazendas onde estão localizadas se tornaram sítios turísticos e eco parques com atividades de aventura para adultos e crianças.

Cachoeira Cassorova e Quatis

Cachoeira Cassorova
Cachoeira Cassorova

Há 23 km do centro de Brotas, SP, as cachoeiras Cassorova e Quatis estão no Eco Parque Cassorova e contam com completa infraestrutura de lazer.

São vestiários, duchas, piscinas, mirantes, lanchonete e restaurantes, além de atividades de aventura e esportes radicais.

A cachoeira Cassorova (foto) é uma formação única, com queda dupla e altura total de 60 metros, com piscina natural na base, ideal para banho de cachoeira e canionismo (rapel em cachoeira).

A cachoeira dos Quatis, com 46 metros, também é uma das cachoeiras mais bonitas de Brotas, com piscina natural e acesso por trilha leve.

Visite o site do Eco Parque Cassorova

Cachoeira 3 Quedas

Cachoeira 3 Quedas
Cachoeira 3 Quedas

Cachoeira 3 Quedas é um sítio turístico há aproximadamente 21 km do centro de Brotas, SP.

Com acesso por asfalto, o sítio turístico abriga três quedas que podem ser acessadas por uma trilha com trechos de leve a moderado.

A Cachoeira da Nascente é uma pequena queda de 6 metros que corre pela rocha, formada por um córrego que surge de uma nascente bastante volumosa.

A Cachoeira Andorinha, com 20 metros, é uma das melhores para a prática do cascading (rapel em cachoeira com repetição), por sua trilha leve e curta permite a caminhada da base ao topo da cachoeira em menos de 10 minutos, além de formar piscina natural ideal para banho de cachoeira.

A Cachoeira Figueira é uma queda imponente de 47 metros e grande volume de água, perfeita para a prática do canyoning (rapel em cachoeira percorrendo o leito do rio e suas quedas).

O sítio turístico conta também com lanchonete, restaurante, vestiários, além de uma pousada rural com piscina e infraestrutura de hospedagem exclusiva para hóspedes, que têm acesso liberado às cachoeiras.

Visite o site da Cachoeira 3 Quedas