O que fazer em Brotas, SP: dicas de passeios

Veja o que fazer em Brotas, a mais nova Estância Turística de São Paulo que reserva para você e sua família muito mais do que passeios de aventura nas águas do rio Jacaré Pepira. 

Pontos turísticos com ecoturismo, cultura do interior, vivência rural e experiências gastronômicas incomparáveis nos restaurantes de Brotas, SP são algumas das atrações para famílias com crianças e casais.

Confira nossas sugestões:

Turismo de Aventura

Rafting Território Selvagem Canoar
Rafting Território Selvagem Canoar

Pesquisando o que fazer em Brotas? Comece pelo turismo de aventura

Apesar de ser uma resposta óbvia, é justa. Brotas, localizada no interior de São Paulo, é conhecida como a capital do turismo de aventura no Brasil, um título merecido.

O rafting, passeio mais procurado durante todo o ano, pode ser praticado em dois trechos do rio Jacaré Pepira, sem interrupção mesmo nos períodos de seca, sofrendo cancelamentos eventuais apenas se o volume das chuvas for muito intenso.

Outros muitos passeios de aventura de Brotas, SP são incomparáveis: boia cross, mini rafting, canionismo, rapel em cachoeira, passeios em quadriciclos, arvorismo e mega tirolesas.

Brotas, SP também inova no segmento da aventura, com passeios como Queda Livre e Super Bike, que são exclusividades.

Ecoturismo

Areia que Canta em Brotas, SP
Areia que Canta em Brotas, SP

Eco Parques, cachoeiras e a famosa nascente da Areia que Canta são pontos turísticos perfeitos para quem busca o que fazer em Brotas, em contato com a natureza, tranquilidade, descanso e relaxamento.

Existem também atividades de aventura e muita diversão nesses locais, porém também é possível passear tranquilamente.

Que tal, por exemplo, contemplar as belezas da natureza e, muitas vezes, fazer todo o passeio sem nem mesmo se molhar?

Passar o dia a dois ou com a família em clima descontraído sem se preocupar com a rotina do dia a dia e com o tumulto da cidade grande.

Vivência Rural

Fazenda na Areia que Canta
Fazenda na Areia que Canta

A cidade de Brotas e sua região têm uma tradição rural muito forte.

Além de ser uma das regiões mais produtivas do Estado de São Paulo, ainda hoje existem fazendas com colônias de moradores.

Essas pessoas realmente habitam a área rural, um conceito totalmente diferente da rotina urbana das grandes cidades.

É possível encontrar o que fazer em Brotas e imergir um pouquinho nessa cultura.

Seja hospedando-se num hotel fazenda, passando o dia fazendo um Day Use ou até mesmo visitante uma fazenda para um passeio e um café. 

É possível, por exemplo, tirar leite da vaca (ordenha), colher verduras e legumes orgânicos na horta, passear de charrete ou trator.

Ou ainda andar a cavalo, além de conhecer um pouco sobre o processo produtivo do café, da laranja, de flores e frutas cultivadas na região.

Cultura em Brotas

Anand Atelier
Anand Atelier

Passeios e pontos turísticos culturais também estão presentes em Brotas, SP. 

Passear pelo centro da cidade contemplando casarões históricos do “Século do Café”, além de ser uma viagem no tempo, é caminho obrigatório para as agências de turismo e restaurantes da cidade.

Um desses casarões hoje abriga o Centro Cultural de Brotas e o Museu do Café, aberto para visitação, e permite conhecer um pouco dessa história.

A cultura rural também marca presença, e algumas lojas da cidade vendem bebidas, doces, queijos e outros produtos fabricados na própria cidade.

Para os amantes da verdadeira arte, o Anand Atelier o abre suas portas e, nas noites de sábado (consulte antecipadamente), realiza um evento.

É uma apresentação ao vivo do processo final da criação de peças de arte em cerâmica, com a queima das peças no forno.

Experiência Gastronômica

Brotas Zen Bistrô
Brotas Zen Bistrô

Em tempos que o termo “gourmet” é mais associado a “inovação”, Brotas, SP, resgata a essência dessa palavra, que remete à alta qualidade dos ingredientes e à autenticidade das receitas.

Nos restaurantes de fazenda, que abrem até oficinas de culinária para seus hóspedes, são oferecidas as delícias fresquinhas produzidas e fabricadas no local.

Restaurantes da cidade oferecem o melhor da culinária oriental, italiana e brasileira, sempre com ingredientes selecionados, de produtores regionais, e com preparo caprichado.

E que tal saborear pratos exclusivos, criados e servidos pelos próprios chefs, num ambiente rural chique e agradável? Isso é possível em Brotas, SP, seja na hora do almoço em família ou num jantar romântico a dois.