Canionismo (canyoning) em Brotas, SP

Canionismo ou “canyoning” é a descida de cachoeiras através de uma corda, com a técnica do rapel.

A descida pode ser por um canal molhado, em contato com a água, ou seco, ao lado da queda.

Em Brotas, pode ser praticado em diversas cachoeiras, eco parques e sítios turísticos. 

Os equipamentos de segurança obrigatórios e fornecidos pela operadora são cadeirinha (com mosquetão e freio “8”) e capacete (jaquetas em dias frios também podem ser fornecidas ou alugadas).

Antes da descida ocorre uma instrução preparatória e treinamento em plataforma de madeira. O transporte é por conta do praticante, mas pode ser combinando com a operadora.

As variações desse passeio são:

  • Canionismo ou canyoning é a descida de um “canyon” e suas cacheoiras (2 cachoeiras, geralmente). A duração aproximada da descida é de 3:00 horas, variando com o número de pessoas (chegando até a 1 dia no total – manhã e tarde).

  • Cachoeirismo ou cascading é a descida de uma cachoeira, que na maioria das vezes tem uma trilha fácil de retorno ao topo, possibilitando várias descidas na mesma queda. A duração aproximada da descida é de 2:00 horas (um período no total – manhã ou tarde).

  • Canionismo Cassorova: realizado numa das cachoeiras mais famosas de Brotas. Antes da aventura, os participantes treinam em plataforma seca. Depois, seguem para o rapel na primeira cachoeira, de 30 metros. O rapel na segunda queda d’água, de 15 metros, reforça a confiança para a terceira – a Cachoeira dos Quatis, de 42 metros.

  • Canionismo Jacaré: treinamento ao ar livre em cachoeira de 5 metros, seguido de rapel na cachoeira São Sebastião (25 m) e Cachoeira Jacaré (35 m). Retorno por trilha ao lado da mata preservada, onde podem ser avistados alguns animais silvestres. Não inclui transporte. Duração de 3 horas.

  • Rapel – Poção Brotas: realizado em um deck de 15 metros de altura, é um divertimento com vista para o vale do rio Jacaré pepira e um ótimo treinamento para quem vai fazer o canionismo ou cachoeirismo.