Rafting em Brotas, SP

O que é rafting?

Rafting é o mais famoso passeios de aventura praticado em Brotas, e também um esporte profissional, no qual o Brasil é tri campeão mundial. Pode ser praticado também nas modalidades rafting noturno e mini rafting.

A descida de rio, passando por corredeiras e quedas de até 3 metros se dá em botes infláveis com capacidade para 6 a 8 pessoas, incluindo um condutor. Normalmente, a cada 5 botes acompanha um caiaqueiro de segurança.

Os equipamentos obrigatórios e fornecidos pela operadora são remo, colete e capacete (jaquetas também podem ser fornecidas em dias frios). Antes do passeio ocorre uma instrução preparatória. O transporte de ida e volta fica por conta da operadora.

As variações desse passeio são:

  • Rafting, no trecho mais agitado do rio (Baixo Jacaré), com corredeiras e quedas classe III e IV com duração de 2h30 de rio (um período no total – manhã ou tarde, com instrução preparatória e transporte).

  • Rafting noturno, praticado no mesmo trecho, em noites de lua cheia. É fornecida uma luz química para cada praticante para aumentar a segurança.

  • Mini-rafting (floating), praticado no trecho do Alto Jacaré, um trecho mais calmo de classe I e II, com duração de 1 hora de rio (um período no total – manhã ou tarde, com instrução preparatória e transporte).

Preço do rafting

Em Brotas, o passeio de rafting tradicional, realizado nos períodos da manhã e da tarde, tem o valor médio de R$ 130 por pessoa, podendo ser negociado por valor menores na reserva antecipada, nos sites das agências e operadoras ou diretamente através dos hotéis e pousadas da cidade.