Skip to content

Parque Campana em Brotas/SP, no Interior de São Paulo

Clique para saber como chegar

Arte, educação, ciência e natureza ao alcance das mãos

Instituto Campana, fundado em 2009 por Fernando Campana e Humberto Campana, inaugurou em outubro de 2024 o seu mais ambicioso projeto: o Parque Campana. Situado a 250 km da cidade de São Paulo, na cidade de Brotas, onde os irmãos passaram sua infância, o parque ocupa uma área de 52 hectares e tem como objetivo de integrar arte, educação e natureza.

Na sua primeira etapa, o parque dará acesso a oito dos doze pavilhões projetados pelos Irmãos Campana, cada um remetendo à origem toscana da família, feitos com materiais locais, plantas e fibras naturais, como bambu, agave, eucalipto, palha e mandacaru, criando uma arquitetura em harmonia com a natureza.

Pensado como um espaço de contemplação e aprendizado, o parque conta com um projeto de educação ambiental. Visitantes terão direito a uma visita guiada educativa e uma atividade extra opcional a fim de ampliar a imersão nos conceitos das obras. Numa segunda etapa, oficinas de técnicas manuais, cursos e residências artísticas serão oferecidas, assim como um café e um museu que trará uma seleção de peças do acervo de mais de 6 mil peças do Instituto Campana.

Um projeto pioneiro de pesquisa científica também está previsto, com foco na restauração da paisagem de um ambiente de transição entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Pastagens serão transformadas em florestas e sistemas agrícolas diversificados, ecologicamente equilibrados e multifuncionais.

Esses novos ambientes não vão apenas produzir alimentos, como frutas e sementes, e outros produtos, como mel e madeira para marcenaria, que serão utilizados no Parque Campana. Eles também vão ajudar a regular o clima, aumentar a biodiversidade (variedade de espécies de plantas e animais) e melhorar os serviços ecossistêmicos ligados à água e à redução da poluição.

Os visitantes poderão acompanhar e replicar os conhecimentos científicos gerados, contribuindo para melhorar o entendimento sobre a restauração dessas áreas.

Visitação e informações gerais:

Os dias de visitação serão na última sexta-feira e sábado de cada mês, com datas extras durante o período de férias escolares (sujeito a alteração).

Horários:

Sextas-feiras:
10h às 12h – Prioridade para grupos (escolas ou outros grupos institucionais de até 40 pessoas)
15h às 17h – Público agendado

Sábado:
10h às 12h – Público agendado
15h às 17h – Público agendado

>> ATENÇÃO: Por favor chegar no horário agendado para não gerar atraso na visita guiada. Haverá tolerância de 15 minutos. <<

Estacionamento:

Contamos com 20 vagas para automóveis no parque. Reservas podem feitas no ato da compra do ingresso.

Ingresso:

Os ingressos são limitados a 40 pessoas por período e devem ser adquiridos exclusivamente através do site do Parque Campana. Cada ingresso dá direito a uma visita guiada de uma hora (obrigatória) + atividade educativa de 30 minutos (opcional). O período de visitação é de 2 horas no total.

O que levar:

– Roupas leves e confortáveis
– Sapatos fechados e confortáveis
– Protetor solar
– Repelente
– Chapéu ou boné para se proteger do sol
– Guarda-chuva ou capa de chuva em caso de tempo chuvoso
– Água

  • É proibido levar alimentos no parque

Preservar o meio ambiente é obrigação de todos nós.
Respeite a natureza onde estiver.

Maiores informações:

e-mail: [email protected]
site: https://www.parquecampana.com.br
ingressos: https://www.parquecampana.com.br/loja
Instagram: @parquecampana
Como chegar